domingo, 28 de Abril de 2024  15:13
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-04-2007

Com um orçamento total do valor de 104.280,00 euros


Troviscal - Um orçamento sem fantasias

A Junta do Troviscal, com o mais curto de todos os orçamentos das freguesias do concelho, faz das tripas coração para gerir o dinheiro e fazer a obra possível. “Não podemos ter orçamentos fantoches, não podemos andar com fantasias. A nossa grande mágoa é não podermos fazer mais pela freguesia” - declara o presidente da junta, Adelino Cruz.

Baixos rendimentos

Com um orçamento total do valor de 104.280,00 euros, não apresenta obra de monta, mas apenas o trivial, ainda que o desejo fosse bem outro. “Este órgão executivo tinha bastante interesse em apresentar um Plano de Actividades de outro âmbito, com outros horizontes e outros valores”, defende Adelino Cruz, um autarca que há vinte anos se dedica à coisa e causa pública, mas tal não acontece por razões bem explícitas no documento do Orçamento.

A freguesia do Troviscal, para além das magras receitas próprias, provenientes da venda de sepulturas, emissão de atestados e certidões e pouco mais, e tudo o mais serão ninharias, tem como certas as que a Direcção Geral das Autarquias, através do Fundo de Financiamento das Freguesias lhe irá entregar (57.300,00 euros), e ainda as transferências previstas da câmara, comparticipações que totalizam 23.550,00 euros.

As despesas com o pessoal (a autarquia dispõe de uma funcionária que trabalha nos correios, mais três outros funcionários), incluindo remunerações, Segurança Social e Seguros são a maior fatia das despesas (36.677,68 euros), ainda que a verba para despesas com os órgãos autárquicos (o presidente não usufrui qualquer ordenado...) seja reduzida - 8.362,00 euros (senhas de presença).

Depois, não há hipótese de candidaturas e “sem candidaturas não podemos fazer nada. Em tempos, aproveitei tudo o que podia aproveitar. Agora, como o governo está em crise de finanças, não chega a todos. Há que saber esperar...”

Rua da Encosta

Uma das maiores apostas da Junta para o corrente ano será dar continuidade aos trabalhos de conclusão da rua da Encosta, em areão, a fim de melhor possibilitar um melhor acesso à Fonte da Caldeira e naturalmente aos testantes. Esta rua não tinha saída e agora vai sair à rua do depósito da água.

Dentro desta perspectiva e sector, tem importância a conservação de toda a rede de caminhos rurais e alargamento de alguns. Adelino Cruz orgulha-se de ter uma rede de caminhos rurais em bom estado, sem buracos, contrapondo até com algumas situações que conhece, de freguesia vizinha cujo orçamento é bastante mais alto e bem mais altos os apoios da câmara para este sector.

“Temos os melhores caminhos rurais a nível do concelho”, afirma. Quando surgem buracos e o pessoal se apercebe, “logo se resolve a situação”.

Um caminho que está em vias de conclusão de arranjo, provavelmente ainda esta semana, é o que vai da rua da Cova Funda à rua das Cavadas, em Malhapão. “Vai ficar todo transitável”.

Relacionada com as estradas, o executivo não esqueceu a limpeza de valetas, cujos resíduos irá acondicionar em terreno que irá comprar para servir de depósito, e ainda a limpeza de passeios.

No que toca ao embelezamento da vila, a junta irá procurar fazer a manutenção dos jardins, ao mesmo tempo que, na mesma onda, e como de costume, comparticipará nas despesas de expediente e de limpeza das escolas da freguesia, cujas comissões de pais serão contempladas com subsídios fixados: Escola do 1º. ciclo do Troviscal - 250.00 euros, escola do 1º. ciclo do passadouro, 200,00 euros. Também o Jardim de Infância terá direito a um subsídio de 120,00 euros. Como vai continuar a apoiar as associações e a Feira de Velharias e Artesanato.

Uma outra aposta no embelezamento prende-se com o empedramento da vala que corre junto ao Parque de Merendas e embelezamento do espaço, com a respectiva arborização, a poente, serviço que já pediu à câmara, mas não deixa de reconhecer que “a situação já deveria ter sido resolvida há mais de dez anos”, para acrescentar que “o parque que temos é por favor”, isto é, quer dizer que é propriedade da Arviscal. Mas agora está confiante de que chegou a hora.

Empedramento de vala

Para conseguir realizar todos os trabalhos, a autarquia adquiriu um tractor com pá carregadora. Como os equipamentos já são alguns, a autarquia vai diligenciar no sentido de construir um espaço coberto, no local de depósito de materiais, não só para armazenamento de materiais, mas também para resguardo dos equipamentos.

Outras diligências irá fazer, estas junto da câmara: uma, para a colocação de placas de identificação e substituição das placas de sinalização rodoviária; outra para o alcatroamento de algumas ruas da freguesia.

Entretanto, um sonho que vai ficando adiado é o da construção de uma piscina. “As situações mudaram, fica para quando houver dinheiro”, desabafa Adelino Cruz que agora lamenta não tem possibilidade de apresentar nenhuma candidatura.

Mas a autarquia promete ainda pintar os muros do cemitérios e todas as fontes, “logo que possível”.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®